GEOGRAFIA

A MELHOR FORMA DE COMPREENDER O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CARTOGRAFIA E ENSINO

               Desde os primórdios, o homem em diferentes momentos e ambientes vem de uma forma ou de outra representando os espaços por onde percorreram, percebe-se a partir de escritos por meios de mapas antigos que é uma necessidade do homem em quanto autor e construtor do espaço fazer essas representações para que outras pessoas em outros momentos possam utilizar-se desses elementos para compreender melhor o ambiente em que vive.

"A cartografia escolar, ao se constituir em área de ensino, estabelece-se também como área de pesquisa, como um saber que está em construção no contexto histórico-cultural, momento em que a tecnologia permeia as práticas sociais, entre elas, aquelas realizadas nas escolas e nas universidades.(ALMEIDA, 2007)"

               Elemento básico ao ensino da Geografia, a cartografia configurou-se em um importante instrumento na educação básica, tanto para o aluno compreender as relações e as necessidades do seu cotidiano quanto para estudar o próprio ambiente em que vive, levando-o a conhecer as características físicas, econômicas, sociais e humanas de seu próprio espaço, compreendendo as transformações causadas pela ação do homem e dos fenômenos naturais ao longo dos tempos.
               Portanto é no espaço da sala de aula, que hoje o ser humano procura sistematizar essas formas de representação do espaço a partir de estudos científicos e utilizando diferentes fontes e equipamentos tecnológicos que assegurem a qualidade e precisão daquilo que pretendemos representar. Vale ressaltar que é a partir dessa qualidade de representação do espaço que o homem hoje se organiza socialmente.
No entanto para que isso ocorra é importante construirmos esses saberes em sala de aula com atividades voltadas para construir efetivamente esses conhecimentos, levando o aluno aos estudos desde os teóricos aos práticos promovendo assim maior habilidade na representação e compreensão do espaço em que está inserido.


ALMEIDA, Rosângela Doin de, PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: Ensino e Representação. 15ª ed, São Paulo: Contexto 2006.
______.Cartografia escolar. 1ª ed, São Paulo: Contexto 2007.
SHOKO, Kimura. Geografia no Ensino Básico:questões e Respostas. São Paulo: Contexto, 2008.

Nenhum comentário: