A
INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTITUIÇÃO DOS ESTUDOS DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
REFLEXÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLa
Adelson Pereira Bezerra[1]
Resumo
A interdisciplinaridade constitui
debate no meio educacional há bastante tempo, desafiando o meio acadêmico a uma
reflexão sobre suas aplicações nos espaços escolares. Precisamos repensar as
práticas pedagógicas em busca de maiores significados e superar os velhos
modelos metodológicos aplicados nas escolas, pois esse é o caminho para quem busca por
meio da interdisciplinaridade, novos caminhos de ensinar e aprender, lembrando
que essas mudanças provocaram a curto e longo prazo, mudanças significativas no
comportamento de nossos educandos, dentro dos aspectos intelectuais, sociais e
também culturais. Pois a partir de um novo modelo de ensino e aprendizagem por
meio da interdisciplinaridade os educandos vão buscando, sozinhos, novos
caminhos e traçando seus próprios métodos de aprender. O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão
sobre o conceito de interdisciplinaridade, sua validade e principalmente buscar
compreender como esse conceito está sendo aplicado em nosso cotidiano,
verificando sua aplicabilidade e importância enquanto processo metodológico
para, a partir dessa reflexão, buscarmos caminhos significativos para nossa
prática pedagógica. A princípio, será realizada uma revisão bibliográfica na
área do tema, seguida de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas
por nós; seus desafios e superações em busca cada vez mais, um trabalho de
qualidade que seja significativo para nós professores e para nossos alunos;
trabalho este que seja capaz de transformar informação em formação,
contribuindo para que eles possam, ao sair da escola, terem uma visão muito
mais ampla do mundo, compreendendo toda sua dinâmica e principalmente sendo
propositivo na sociedade em que está inserido e contribuindo para a formação de
uma sociedade mais equilibrada.
Palavras
chaves: EJA, interdisciplinaridade,
Prática.
INTRODUÇÃO
Entendemos que a Educação de Jovens e Adultos configura
em uma das alternativas significativas de criatividade e de produtividade do
educando na vida social, transforma-se também em uma ferramenta indispensável
para manter-se atualizado em um mundo cada vez mais complexo e de grandes
transformações, cria possibilidades de se construir uma sociedade cada vez mais
participativa e comprometida com o desenvolvimento do meio em que está
inserido. Enquanto proposta de educação
ao longo da vida proporciona ao cidadão a realização de novos desejos em
diferentes espaços, seja ele na escola, em casa ou no trabalho; pois propicia a
aquisição de novos conhecimentos por meios das instituições de ensino em que
está inserido.
Em se tratando de currículo, percebemos que há uma
participação de diversas instituições que estão voltadas para a valorização das
aprendizagens adquiridas ao longo da vida do cidadão. Trata-se de valorizar
também os conhecimentos, habilidades e as atitudes adotadas por cada indivíduo,
em busca de novos conceitos e ainda, revalorizar o trabalho como fundamento
educativo reconhecendo-o como processo inerente à vida cotidiana. Podemos
também defini-la como uma educação para o trabalho, pois consideramos elemento
importante na integração de todos os grupos sociais e setores e assegura que
todas as pessoas adquiram as competências necessárias para seu desempenho
social e profissional.
É preciso desenvolver nos espaços escolares metodologias
inovadoras e interdisciplinares capazes de mobilizar o educando para uma
construção de conhecimento significativo para suas vidas, buscando se reafirmar
enquanto cidadão capaz de produzir bens intelectuais bem como, compreender o
mundo em sua volta de uma forma mais ampla e participativa, sendo propositivo a
fim de encontrar soluções para os problemas de ordem social, tornando assim seu
espaço de vivência mais justo e igualitário.
2- CONCEITUANDO E REFLETINDO
SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
O conhecimento e a ação se conjugam porque o homem
colocado em situação de aprendizagem e levado à situação de comprovação deste
conhecimento, expressa por meio de ações os aspectos da complexidade de sua
formação interdisciplinar; pois é notável o esforço aplicado na resolução dos
problemas buscado por meio de pesquisas e atividades que o levaram a chegar à
solução destes problemas. E é a partir dessas pesquisas que as informações se
transformam em conhecimento científico por meio da investigação.
“A investigação científica
se inicia quando se descobre que, os conhecimentos existentes, originários quer
das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias
filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os
problemas e as dúvidas que surgem". (Lakatos, 1991).
De acordo com FAZENDA (1999, p. 66), a interdisciplinaridade
ainda não tem seu conceito bem definido e tem sua origem dentro dos conceitos
equivocados de disciplina. A discussão sobre disciplina e interdisciplinaridade
possibilita uma abordagem mais prática sobre esse conceito fazendo compreender
que a ação passa a ser o ponto de convergência entre o fazer e o pensar
interdisciplinar. Ela aponta ainda que é preciso estabelecer uma relação de
interação entre as disciplinas, para que se torne uma marca fundamental das
relações interdisciplinares.
O conceito de
interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que
todo conhecimento mantém um diálogo permanente com os outros conhecimentos, que
pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de
ampliação, [...] (BRASIL 1999, p.88):
Fazendo um levantamento histórico da
interdisciplinaridade, verificamos que no caso do Brasil, o conceito de interdisciplinaridade,
foi abordado pela primeira vez por meio
de estudos realizados por Georfes Gusdorfe, e posteriormente com Piaget. Os
referidos autores influenciaram alguns pensadores como Japiassu no campo da
epistemologia e Ivani Fazenda no campo da educação.
O termo interdisciplinaridade possui muitos
significados e muitas vezes vêm assumindo papéis que levam a ser compreendido
de muitas maneiras, possuindo, entretanto, a mesma base conceitual para
todos os seus significados básicos, isso dentro de uma visão segundo as
concepções de JAPIASSU (1976, p.74).
A interdisciplinaridade supõe um
eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de
investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da
necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar,
compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina isolada e
atrai a atenção de mais de um olhar; talvez vários. (BRASIL, 2002, p. 88-89)
Para PIAGET (1979, p.166-171), a interdisciplinaridade pode ser
concebida como uma recomposição ou como uma reorganização dos âmbitos do saber
na perspectiva de impulsionar um ou vários estudos a respeito de um assunto e
dele extraírem possibilidades de pesquisas para darem origem a novas
recomposições e novas reorganizações na construção do conhecimento.
Olhando por esse aspecto, a interdisciplinaridade
não pode ser entendida apenas como um conjunto de disciplinas ou apenas a
junção delas, com objetivos ou intenções em comum no intuito de estabelecer
relações entre esses elementos que pela própria dinâmica da metodologia
utilizada, reforça as questões de interligações ao invés das relações de
movimento que a própria interdisciplinaridade exige.
Se
definirmos interdisciplinaridade como junção de disciplinas, cabe pensar
currículo apenas na formatação de sua grade. Porém se definirmos
interdisciplinaridade como atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento,
cabe pensar aspectos que envolvem a cultura do lugar onde se formam
professores. (FAZENDA 2008, p. 17)
É muito
comum entre os educandos, o equívoco entre currículo escolar e grade de
disciplinas. Isto dificulta o trabalho interdisciplinar no sentido de que a
grade de disciplina pressupõe já um trabalho individualizado. No entanto, cabe
aos professores realizarem momentos de reflexão sobre o próprio currículo de
sua escola para a partir dela, estabelecer metas de um trabalho coletivo
superando as dificuldades conceituais que envolvem essa temática.
Devemos estabelecer relações de diferenças entre as variadas
disciplinas do currículo escolar para que as trocas de informações não pareçam
apenas uma organização de uma espécie de arquivo mental, mas procurar
estabelecer relações entre elas, buscando a ideia de movimento e de trocas de
informações e experiências, criando assim um espaço de aprendizagem integrado.
Nesse sentido, é importante evitar que esse tipo de
arquivo mental muito comum no ensino e na aprendizagem de práticas educacionais
ligados aos livros didáticos como ponto de partida, apresente-se como um “vício
de aprendizagem temporal”, onde o indivíduo faz uso dos conhecimentos
adquiridos ao longo do processo e depois descarta como se este para nada mais
servisse.
É preciso manter relações mais estreitas entre as
disciplinas de forma que caracterize um trabalho realmente interdisciplinar
onde as partes envolvidas conversem umas com as outras e tracem objetivos
comuns capazes de transformar informações em conhecimentos e principalmente
envolvendo os alunos no processo de organização da proposta de trabalho, onde
os mesmos possam sentir-se sujeitos propositivos do próprio processo de ensino
e aprendizagem.
A interdisciplinaridade não
dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as
disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que
intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a
constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e
registro sistemático dos resultados. (BRASIL 1999, p. 89)
Nesse sentido cabe a escola e ao professor estabelecer
critérios de planejamento, onde as disciplinas se comuniquem e rompam as
barreiras das diferenças traçando um trabalho coletivo respeitando as
particularidades de cada uma das disciplinas envolvidas, mantendo um diálogo e
interação tão importante para o processo de ensino e aprendizagem num contexto
interdisciplinar.
É preciso
perceber que o trabalho interdisciplinar questiona os conhecimentos adquiridos
perpassados por todas as disciplinas, questionando os métodos praticados,
certificando-se de que todo o trabalho tem uma relação de interação que promova
a aquisição de conhecimentos amplos e não isolados dentro de cada área do
conhecimento. A partir disto, vamos
perceber que houve de fato uma interação entre professores e alunos na busca de
um trabalho significativo.
Dentro de uma visão pedagógica, fala-se muito das
exigências interdisciplinares, enfatizando-se a importância de uma visão ampla
do pesquisador para que possa observar as relações de sua disciplina com as
demais, sem descuidar do campo de sua especialidade. A metodologia
interdisciplinar demanda uma reformulação generalizada das estruturas de ensino
das disciplinas científicas, como também põe em jogo o fracionamento das
disciplinas para configurar uma pedagogia que privilegie as interconexões
disciplinares.
3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS COM A
INTERDISCIPLINARIDADE
É preciso pensar numa proposta interdisciplinar que se
constitua em alternativas de melhorias no contexto do ensino e da aprendizagem
para proporcionarmos aos nossos educandos, maior qualidade do que está sendo
oferecido, traçando metas e caminhos a serem alcançados por todos os envolvidos
no processo e por meio deste, buscar visualizar onde devem ser concentrados os
esforços para corrigir algo dentro da proposta que não tenha tido bons
resultados, avaliando e ponderando todos os “elementos base” do trabalho
coletivo. Deste modo, estaremos reforçando o trabalho e garantido que os
envolvidos nesse processo adquiram conhecimentos estabelecidos dentro da
proposta interdisciplinar.
Uma
proposta interdisciplinar busca construir conhecimentos numa relação entre
ensinar e aprender dentro e fora da sala de aula com o objetivo de integrar
esse conhecimento ao espaço do educando, fazendo com que ele veja o mundo de
forma mais ampla e possa refletir e discutir sobre seu próprio aprendizado e
perceba que esse conhecimento é construído ao longo de sua vida escolar através
de estudos, pesquisas e suas relações com os demais participantes. Esta metodologia
faz com que o aluno perceba ainda que durante seu processo educativo ele não
apenas acumulou informações, mas construiu saberes que foram além das fronteiras
do informativo e se constituíram de fato em conhecimentos. Conhecimentos estes
que fizeram e fazem diferença no seu convívio social.
A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e
uma filosofia de trabalho que agem quando surgem os problemas e questões que
preocupam em cada sociedade, contendo alguns passos que, com flexibilidade,
costumam estarem presentes em qualquer intervenção interdisciplinar, como:
definir, determinar, desenvolver, especificar, reunir, resolver, construir e
manter, comparar, integrar, ratificar e decidir. É um objetivo que muitas vezes
não é alcançado em sua plenitude é por essa razão que devemos planejar e
replanejar como forma de alcançá-lo. Não deve ser apenas uma proposta baseada em
teorias, mas que ela seja vivenciada na prática, no dia a dia da sala de aula
com trabalhos práticos e submetendo os alunos à experiências significativas de
aprendizagem em equipe e individual onde os mesmos possam visualizar todo o seu
potencial na resolução dos problemas apresentados.
O ambiente em que estamos inseridos e a forma como fomos
formados, induz-nos a um trabalho disciplinar mais do que o interdisciplinar. Neste
sentido, é importante ficarmos atentos a essa situação e rompermos com os
velhos conceitos de aprendizagem e ampliar nossos horizontes em busca de um
trabalho interdisciplinar de qualidade que proporcione a escola criar um espaço
de construção de conhecimento significativo, valorizando os diferentes saberes
trazidos pelos nossos alunos.
Como
experiência vivida com a interdisciplinaridade tivemos no primeiro
semestre/2013, na Escola SESC, unidade de Gurupi-TO, a oportunidade de
desenvolver o projeto “Eco Futuro- Sustente seu Meio”, que tinha como propósito,
dar continuidade ao projeto disseminado no 2º semestre de 2012 com um olhar
voltado para a ecologia do futuro, evidenciando sobre a importância dessa mesma
ecologia para o futuro no planeta. Acreditamos
que já começamos a mudar a mentalidade e olhando mais para o futuro com o
trabalho da 1ª etapa do projeto.
A princípio, o trabalho consistiu
em embasamento teórico e ao mesmo tempo promovendo momentos em que os alunos
pudessem aos poucos compreender a metodologia do trabalho interdisciplinar. Para
tanto, foi realizado a explanação das atividades a serem desenvolvidas e suas
respectivas etapas, rodas de conversa, apresentações de seminários, júri
simulado, trabalho de campo com a participação de outros professores de outras
disciplinas.
Essa etapa contribuiu significativamente para que os alunos
compreendessem melhor a importância do trabalho coletivo interdisciplinar. Essa
compreensão por parte dos alunos começou a ser percebida com as primeiras
manifestações orais e escritas, onde os mesmos expuseram suas impressões sobre
o trabalho desenvolvido, a relação entre as diferentes áreas do conhecimento,
não mais as diferenciando umas das outras, mas estabelecendo relações entre
elas criando um verdadeiro diálogo entre diferentes disciplinas caracterizando
assim, o começo de um entendimento sobre a interdisciplinaridade. Embora eles
não tenham estudado nenhum teórico ou recebido nenhuma formação específica, ou
talvez nem soubessem mesmo conceituar a interdisciplinaridade. Porém na
prática, é bastante perceptível a evolução desse conceito.
O foco central do projeto era conscientizar os alunos quanto à poluição
(atmosférica, solo, água, sonora...), e uso de energias renováveis e alcançar
meios possíveis de transformação através dos conteúdos disciplinares ministrados
nas áreas de conhecimento (Linguagens, Humanas e Exatas), a fim de disseminar
novos princípios para os ambientes alterados ou destruídos pelo homem, sendo
uma questão de sobrevivência da nossa espécie, por meio da maior riqueza humana
e ambiental, ao ponto de despertar nos discentes e docentes o desejo de buscar
meios de viverem num contexto social voltado para sua realidade e ao mesmo
tempo implantar uma cultura ambiental que buscasse viver num mundo cada vez
melhor.
Na ocasião, pudemos vivenciar na prática o trabalho
interdisciplinar, onde as experiências vividas fizeram refletir sobre nossa
prática pedagógica e verificar alguns pontos relevantes do nosso trabalho. Com
isso, refletimos principalmente sobre como devemos aprimorar o trabalho dentro
de uma filosofia interdisciplinar.
Foi preciso abandonar velhos e agregar novos valores,
atribuir novos conceitos e práticas e buscar caminhos para se chegar ao
trabalho desejado. Vale ressaltar que para nós, o maior desafio foi entender de
fato como seria o trabalho interdisciplinar, pois existem muitos equívocos a
respeito dessa temática, até mesmo por parte de profissionais que atuam há
muitos anos em sala de aula.
Neste processo de reflexão, percebemos que ainda há um
longo caminho a ser percorrido na busca de um trabalho interdisciplinar de
qualidade, pois é preciso amadurecer as ideias e colocá-las em prática. É
importante ressaltar que muitos foram os desafios na busca desse trabalho
integrado, mas o processo só foi possível de ser completado graças à interação
da equipe, a busca de novos conhecimentos através de estudos individuais e em
grupo e ainda da orientação recebida por parte de nossas coordenadoras.
É importante ressaltar que todos ganharam com a interdisciplinaridade. Primeiramente
pelo conhecimento, por recuperar sua totalidade e complexidade, os professores
pela necessidade de melhorarem sua interação com os colegas e repensarem suas
práticas docentes, os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo,
tendo o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cercam. Por fim, a
escola que tem sua proposta pedagógica refletida a todo instante e que ao longo
do processo ganharam como grandes parceiros, a comunidade.
Portanto, a interdisciplinaridade, busca criar um espaço de interação
onde professores e alunos por meio das disciplinas e que assim, constroem os
conceitos e conhecimentos necessários a sua vida em sociedade e principalmente,
faz com que os educandos percebam que as aprendizagens acontecem em diferentes
espaços e situações.
Cabe ressaltar, que nosso maior aprendizado foi
compreender que o processo interdisciplinar trabalhado em sala de aula, propôs o
tema com abordagens em diferentes disciplinas, promovendo uma ligação entre as
diferentes áreas de conhecimento, unindo-as para transpor algo inovador, proporcionando
abertura, resgatando possibilidades e ultrapassando o pensamento fragmentado,
buscando constantemente superar as dificuldades.
Tal aprendizado foi uma construção ao longo do
desenvolvimento do projeto nesta unidade de ensino e também fruto das
capacitações em formação continuada. Tudo isto associado à pesquisa e trabalho
prático que muitas vezes tivemos que parar, repensar, replanejar e recomeçar
tudo.
Compreendemos que esse processo ainda não está concluído,
pois ainda há muito que aprender. Precisamos buscar a cada dia novos meios e
métodos que empregados em sala de aula possam reafirmar o conceito de
interdisciplinaridade para que nosso trabalho se tornar mais coeso e de
qualidade.
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